terça-feira, 1 de março de 2011

O Culto e o Show


"Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos” ( 2 Tm 3.1).

A palavra “trabalhoso” advém do termo grego: “chalepós”, com o sentido de: severo, selvagem, difícil, perigoso, doloroso, feroz, cruel e difícil de lidar”. Descreve uma sociedade que é desprovida de virtude,mas abundante de vícios.

À medida que nos envolvemos com o sagrado, vamos também visualizando o que de fato é sagrado. Isto, não porque insinuamos ser mais corretos que outros, mas através de uma sintonia mais apurada com a Palavra de Deus nossos olhos se abrem para aquilo que de fato se reveste da veracidade divina.

Nesses “tempos trabalhosos” em que estamos vivendo e com a crescente Igreja que não é novidade em nosso país, muitas coisas que considero no mínimo estranha vem crescendo de forma assustadora. Refiro à confusão que sorrateiramente vai tomando espaço em nosso meio concernente aquilo que consideramos de mais sagrado, isto é, o ato de cultuar a Deus.

Lamentavelmente está havendo uma confusão: Estão transformando o culto em show. Seria isso legítimo? Mas para se ter uma visão mais ampla precisamos de algumas definições teológicas referente ao que entendemos como culto e aquilo que entendemos como show.

1. O que é culto? Culto é adoração a Deus e independe de um animador. Deve ser algo pessoal e convicto. Jamais quem cultua deve ser cultuado. Essa prerrogativa só pertence a Deus. O culto é como uma gota de orvalho em busca do oceano do amor divino. É uma alma faminta diante do celeiro espiritual; é uma terra sedenta clamando por chuva; é uma ovelha tresmalhada no deserto, balindo em busca do Bom Pastor; é um coração faminto em busca do amor; é uma alma buscando sua contraparte; é o filho pródigo correndo para a casa do Pai, enfim, é o homem subindo as escadas do altar de Deus.

a) Adorar significa render-se a Deus. O Novo Testamento destaca a palavra “adorar” (proskynéo) no grego. Originalmente significa “beijar”. Entre os gregos era um termo técnico que significava “adorar aos desuses”, dobrando os joelhos ou se prostrando. Beijar a terra ou a imagem em sinal de adoração, acompanhava o ato de prostrar-se no chão. Colocar nessa posição comunicava a idéia básica de submissão. O gesto de curvar-se diante de uma pessoa e ir até o ponto de beijar seus pés, quer dizer: “reconheço a minha inferioridade e a sua superioridade; coloco-me à sua inteira disposição.

b) A inutilidade do ajuntamento que alguns chamam de cultos. Mais do que inútil é o culto que desconhece Aquele a quem devemos submissão e lealdade; por isso, o grau de beleza de um culto, número de adoradores ou a sua antiguidade, não tem importância se o adorador não estiver em contato vital com o único Deus (Mt 4.10).

c) O culto é essencialmente acompanhado de Reverência. (Hb 12.28). Deve ser com “Reverência e Piedade”. O Termo grego: “Eulábeia”, refere-se ao cuidado, respeito e ao ato de inclinar-se. Deus espera que tenhamos “espírito reverente”; virtude praticamente impossível quando se está em um show. A Palavra de Deus nos adverte: “…Guarda o teu pé quando entrares na casa de Deus…” (Ec 5.1ª). Parafraseando: “Guarda os teus ouvidos; os teus olhos; tuas mãos; tua mente; e teu coração, para que sejam agradáveis a Deus”. Outras referências pertinentes: Ex 3.5;Js 5.15;Sl 89.7 etc.


2. O que é show? De acordo com o Dicionário da língua Portuguesa Show é: “Exibição, festa, espetáculo de variedades, com fundo musical”. Hoje há uma multidão que prefere mais o show. Este é mais divertido e pode expressar o que lhe convém no momento. Muitos têm admitido no “culto”, fogo estranho, isto é, fogo de entusiasmo, fabricados por animadores de platéia. Lamentavelmente o show está tomando o lugar do culto e o que me impressiona é que dá a entender que todo mundo está concordando com essa vergonha. Não tenho nenhuma restrição em afirmar que o “culto show” é falso culto. Deus não está nesse negócio. No lugar do pastor surge o “apresentador” com palavras de ordem nos moldes de um apresentador mundano, que apenas quer agradar a platéia e ser reconhecido como “grande”.

a) Esse “culto show” é sempre voltado para impressionar. Certo estudioso pontuou que “quanto mais pompa, menos poder”. A busca desenfreada de pompas pode ser uma compensação psicológica de um vazio espiritual. Assim foi na época de Malaquias.


b) Precisamos enfrentar essa situação. Pra isso é necessário uma profunda convicção, fé inamovível e que se põe contra todas as evidências. Exige-se atitude e definição, bem como apego à verdadeira espiritualidade contra os pseudos “fogos” das armadilhas psicológicas que não se deixam impressionar pelas manifestações que visam enganar os incautos. Que Deus nos encha de sabedoria para termos vitória nesta luta. Não se engane meu amado (a), culto não pode ser show e jamais o será. Na verdade não tem nada a ver com show. Não se apegue a grandeza humana, mas a grandeza de Deus. Os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade.

c) O Show é acompanhado de Movimentação. Gritarias, assobios, vaias e irreverências de todos meios que se possa imaginar. É imbuído até de palavras de ordem objetivando exaltar políticos, artistas etc.

d) O Show é acompanhado de atitudes irreverentes. As pessoas comem, bebem mascam chicletes, inclusive no palco, pulam e gritam e aclamam políticos etc.

Com essas pinceladas podemos concluir que não há nada de semelhante entre um culto e um show. Apesar de muitos insinuarem que estejam arrastando multidões para as praças ou templos, infelizmente, nada tem a ver com o culto e sim com o show. A falta de atenção no culto é o mesmo que falta de consideração; descortesia. Miguel Rizzo, referindo-se ao culto divino, escreve o seguinte: “É preciso que haja ambiente próprio para ele seja proveitoso. Isso é fácil de entender. A atitude mental de quem cultua a Deus é diferente daquela de uma pessoa que esteja numa festa tumultuosa, entregando-se à alegria mundana”. Para que haja proveito espiritual no culto é necessário quer haja uma disposição misteriosa, que dorme no íntimo da alma se desperte. Que o Senhor nos ajude a não confundir o culto com o show. Adoremo-Lo em espírito e em verdade.

Shalom...
Pr. Elias Croce

2 comentários:

  1. Graça e Paz de Cristo!
    Muito boa essa postagem!
    Tiago como Deus tem lhe usado , para escrever textos desafiador, confrotador etc
    parabéns! estou seguindo seu blog , estou lhe enviando meu blog dcvaltairfrancisco.blogspot.com, entre lá e dê a sua opinião!
    abraço e até a próxima!

    ResponderExcluir
  2. A tempos a igreja vem sido solapada por ""Animadores de auditórios"",os animadores
    artificialmente produzidos pela mídia nefasta da nova era "Gospel".Isaias 56:7b(E a minha casa será chamada casa de oração para todas as Naçoes).
    É meu irmão Thiago,aja visto que temos muito trabalho pela frente, conte com meu apoio.

    Carpe Diem.

    ResponderExcluir