segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Os Falsos Profetas


Nesses dias atuais, é evidente o tamanho de distorções bíblicas, teológicas, doutrinárias e, principalmente, em relação aos dons espirituais, os quais estão relacionados na palavra de Deus em 1 Co 12. Os dons do Espírito são bíblicos e necessários para a edificação da Igreja e dos santos, no entanto, eles estão sendo deturpados e empobrecidos através de muitos falsos profetas que se tem levantado no meio da igreja.Isso, porém, não deve causar temor, pois o próprio Cristo disse 14 vezes nos Evangelhos, advertências aos seus discípulos para se precaverem dos falsos líderes ou líderes enganadores, os quais estão agindo no meio do rebanho de Deus. Deve-se, então,combater essas distorções e falsas manifestações pela própria palavra do Senhor.
Está registrado em Deuteronômio 18.22 que “quando o tal profeta falar em nome do SENHOR, e tal palavra não se cumprir, nem suceder assim, esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou o tral profeta; não tenhas temor dele”. Nesse texto é possível verificar, inicialmente, três aspectos de um falso profeta:
01 - A palavra não se cumprirá e nem sucederá da forma dita.
02 - Não é o Senhor que fala atráves dele.
03 - Esse fala com soberba.
Assim, o texto recomenda para não se ter medo dos falsos profetas, pois o impostor pode causar temor nas pessoas pelo hábito e força da profecia em seu teor ministerial e espiritual.


I - Recomendações e advertências dadas por Cristo.
Dita 14 vezes nos Evangelhos.
No evangelho de Mateus 7.15-23, Cristo adverte os seus discípulos acerca dos falsos profetas e mostra uma radiografia para identificar um deles :
-Cara de ovelha, comportamento de lobo (v. 15)
-Seus frutos são rejeitados pelo Senhor (vv. 16-20)
-Se dizem servos de Deus,mas não fazem a sua vontade (vv. 21,22)
-Usam o nome de Deus para profetizar, expulsar os demônios e operar maravilhas (v. 22)
-Praticam a iniquidade, logo, não entrarão no Reino dos céus (v. 23)


II - Sobre os falsos profetas.
-O falso é uma imitação do verdadeiro. Pode-se até falar em nome de Deus, porém, na realidade, não provém de Deus.
-A falsa profecia, que não provém de Deus, leva o povo ao engano e é demasiadamente desprovida da verdade.
-No contexto bíblico, os falsos profetas  sempre estiveram no meio de Israel, e assim, contextualizando para os dias de hoje, eles estão no meio da Igreja.
-Deturpam a mensagem de Deus (bíblica e falada).
-Os falsos profetas pregam que as bençãos de Deus são incondicionais e não dependem de arrependimento e nem de santidade. Essas são as mensagens de maior popularidade nos dias atuais.
            Um exemplo biblíco de um falso profeta é Hananias (Jr 27 e 28), que se opôs à mensagem de julgamento pregada por Jeremias, pois esse falso profeta predisse a queda de Babilônia, a volta dos exilados e dos tesouros do templo, e tudo isso dentro de dois anos. Essa mensagem, porém, era totalmente inversa daquilo que Deus disse através de Jeremias. Essa profecia não ocorreu, pois o povo foi levado cativo em 605 a.C e os utensílios foram transportados para a Babilônia em 597 a.C. Hananias era uma pessoa influente, de boa aparência, inteligente e que falava bem. A mensagem de Hananias era exatamente aquilo que o povo queria ouvir (Jr 28.2,3) e por isso, Jeremias diz um sátiro “amém” como que dizendo: “que bom que isso aconteça”, pois assim o povo não seria castigado, mas essa não era a vontade de Deus. Precisa-se mesmo com dores, pregar a mensagem de Deus em sua total verdade.
Jeremias disse que dentro de um ano, Hananias morreria. Passaram-se 2 messes, cumprindo-se a palavra de Jeremias, pois Deus é Justo e cumpre aquilo que fala.
Falsos profetas pregam o que o povo quer ouvir, o que os líderes querem ouvir, mas não falam a vontade de Deus.


III - Objetivos da profecia conforme 1 Co 14.3:
-Edificar.
-Exortar (animar).
-Consolar.


IV - Fontes de origem para doutrinas reveladas na palavra de Deus:
-Divina.
-Humana.
-Demoníaca (1 Tm 4.1-3).


V - Como julgar as profecias?
-Através do crivo da palavra de Deus.
-Através do dom de discernimento espiritual.
-Com base na comunhão com o Senhor.
-Conhecendo a vida do pregador ou profeta.
-O tempo, pois as falsas profecias nunca irão se cumprir.


VI - Por onde começará este julgamento?
-Em 1 Pe 4.17 está a resposta: “Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?”. Então o julgamento começará pela casa de Deus.


VII - Sete erros no meio evangélico atual:
-Evangelho da Prosperidade.
-Ecumenismo Religioso.
-Teologiocentrismo.
-Farisaísmo.
-Antropocentrismo.
-Extravagância.
-Experiencialismo.


O apóstolo Paulo tratava os falsos mestres e falsos profetas com ironia e firmeza.
           
            Embora muitos falsos profetas têm surgido nos dias hodiernos, deve-se prosseguir avantes para o alvo que é Jesus, autor e consumador da fé, retendo a palavra de Deus no coração, a fim de resistir os falsos profetas e seus ensinamentos. O Senhor Jesus está as portas e os que praticam a iniquidade não poderão adentrar o Reino dos céus.
No amor de Cristo.

Thiago Vargas de Mello.
            
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário